Home / Angola / Cólera mata cinco pessoas no Soyo e autoridades sanitárias admitem surto da doença

Cólera mata cinco pessoas no Soyo e autoridades sanitárias admitem surto da doença

As autoridades sanitárias anunciaram hoje que um surto de cólera já provocou a morte a cinco pessoas e foram registados 92 casos suspeitos de infecção no município do Soyo, Zaire, durante as últimas semanas.

Com o início marcado pelo Ministério da Saúde em Dezembro, o surto de cólera atinge com especial incidência a área insular do município do Soyo e as causas são apontadas são o consumo de água imprópria e o deficiente saneamento básico.

“Os Ministérios da Saúde e da Energia e Águas trabalham com o Governo provincial do Zaíre e com a Administração Municipal do Soyo, no sentido de mitigar esta epidemia”, realça a nota do MINSA citada pela Angop.

No âmbito da resposta a este surto de cólera, que coincide com a época das chuvas, dificultando o seu combate, as autoridades sanitárias nacionais e provinciais estão a apoiar a criação de condições para cingir o consumo de água de fontes aptas, a realização de exames laboratoriais céleres para responder aos casos confirmados e a aceleração da comunicação de casos e a subsequente resposta.

Novo Jornal

Veja também

Angola vai ter apoio de banco estatal da Polónia

O Governo angolano e o banco estatal polaco Bank Gospodarstwa Krajowego (BGK) vão celebrar um …