Home / Portugal / Política PT / Santana assume derrota. Rio é o senhor que se segue

Santana assume derrota. Rio é o senhor que se segue

A partir de um hotel em Lisboa, Pedro Santana Lopes assumiu mais uma derrota eleitoral no partido.

Pedro Santana Lopes já discursa para assumir derrota, mesmo sem números oficiais. Os dez por cento que estima serem a diferença entre candidatos chegaram para ter telefonado ao adversário a dar os parabébs. Rui Rio é o vencedor anunciado das directas do PSD. “Tenho orgulho nesta campanha”, disse Santana Lopes.

“O PSD fez a sua escolha. Quando apresentei a candidatura disse que era para o PSD escolher”, afirmou o ex-primeiro-ministro. “Aprendemos todos a importância da coerência da política”, afirmou.

Até como politologo – politólogo humilde – estou ansioso por fazer a análise dos resultados”, disse, fazendo um apelo. “Peço a todos e todas para não estarem tristes. Disse à minha família que estava calma sereno e tranquilo. Fizermos o que é importante em política, lutar por aquilo que acreditamos”, afirmou, tendo recebido uma forte salva de palmas.

Apesar da derrota, Santana sublinhou as linhas da sua moção de estratégia global. “Continuamos a acreditar que Portugal pode crescer mais do que a média europeia, pode diminuir o fosso entre os ricos e os mais pobres, pode apostar na inovação, na economia de baixo carbono”, afirmou,

A sala em que o ex-primeiro-ministro fala aos jornalistas e aos militantes estava vazia até há minutos. O candidato estava com a família e com o director de campanha, Telmo Faria, numa sala de um piso superior do hotel.

...